para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Você já exercitou sua Imaginação Sociológica hoje?

Que tal sair da rotina?

Refletir sobre a sua realidade para além do que você está familiarizado?

Esse é o convite que a Sociologia faz pra você, e que vai mudar sua vida!

Pensar sociologicamente é exercitar essa tal "imaginação sociológica". Isso significa perceber o que está além do comum, atravessa o cotidiano, e supera o que está tão naturalizado - aquilo que a gente nem percebe!

Você vai pra escola para ter um diploma, pensa em sair de lá e ter um emprego ou ir para uma faculdade. No trabalho, você tem sua carteira assinada, férias e 13°. Depois você vai chegar em casa, assistir TV e desejar comprar um Playstation ou aquela roupa nova que viu alguém usando na novela.

Isso parece tão comum. Como se sempre tivesse sido assim. Mas não é. Até pouco tempo atrás nada disso era realidade: nem escolas para todos, nem direitos trabalhistas, nem as técnicas de marketing da indústria cultural que influenciam nossos gostos.

Com a imaginação sociológica percebemos que os indivíduos tem uma profunda relação com o seu meio: os contextos social, cultural, político e histórico são fundamentais para formar nossa biografia!

Você é quem é, pensa como pensa, gosta do que gosta, quer o que quer porque você é, em maior ou menor medida, produto de uma realidade!

Você é resultado da sua coletividade! E isso nos ajuda a entender muitos fenômenos, como veremos em outros posts!

Estranho pensar assim, ainda mais quando vivemos em uma sociedade tão individualista, não é mesmo?

Acompanhe os próximos posts do Click Sociológico para saber mais sobre esse importante conceito, conhecer seu autor Charles Wright Mills!




Nenhum comentário