para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

O que é cultura?

diversidade-cultural-brasil
A cultura está em todos os lugares!
Todos os seres humanos possuem cultura. Assim, não há quem tenha e quem não tenha cultura; também não se pode afirmar que alguém tenha uma cultura superior à de outra. Compreensões equivocadas de cultura geram preconceitos e formas etnocêntricas.

A cultura é transmitida pela herança social e nada tem a ver com herança genética: o indivíduo apreende a cultura no grupo social em que vive por meio do processo de socialização, e não por herança genética.

Cultura abrange tudo o que foi criado pela humanidade, como ideias, valores, rituais, manifestações artísticas de todo tipo, crenças, instituições sociais, senso comum, conhecimentos científicos etc. Ela se manifesta por meio de diversos sistemas (valores, normas, ideologias) que influenciam a personalidade das pessoas. A cultura é um espaço político no qual os significados dos grupos sociais e da vida material e institucional são constantemente ressignificados.

 "Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc". (Dicionário inFormal).

I O termo tem origem no verbo latino "colere" (cultivar, criar, tomar conta e cuidar).
II Consiste em idéias, abstrações e comportamento.
III Engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.
IV Constitui-se de elementos como: conhecimentos, crenças, valores, normas e símbolos.

Para o antropólogo Roque Laraia, em sua obra "Cultura um conceito antropológico": A cultura é um código de símbolos partilhados pelos membros de uma formação social. A compreensão exata do conceito de cultura significa a compreensão da própria natureza humana, tema perene de incansável reflexão humana. Não existem culturas puras. Mas sim, culturas dinâmicas e em movimento. A cultura brasileira não foge desta máxima.



Nenhum comentário