para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Modos de produção - atividade de sociologia



Visão geral

Conteúdo: O conceito de trabalho nas diferentes sociedades
Tópico ou unidade de estudo: Modos de produção - primitivo, tribal, escravista, asiático, feudal, capitalista, socialista
Ano/nível: Estudantes do 2º Ano do Ensino médio e profissionalizante
Objetivo: Compreensão das diversas formas de trabalho em várias sociedades ao longo da História.
Alocação de tempo: Organização, pesquisa e produção: 17 de fevereiro a 20 de março. Apresentações: 23 de março a 03 de abril.

Contexto de aprendizado

   Os modos de produção referem-se à maneira pela qual os seres humanos produzem coletivamente os seus meios de subsistência e se associam economicamente em sociedade.
   Um modo de produção é baseado no sistema socioeconômico predominante e pode ser dividido em:
Produção: a maneira como a sociedade se constrói e se desenvolve para sobreviver através dos recursos materiais;
Circulação: o modo como a sociedade faz circular a mercadoria, ou seja, como acontece o intercâmbio e a troca dos produtos produzidos;
Consumo: a forma como as diferentes classes sociais consomem as mercadorias produzidas.

   O termo foi cunhado pelo filósofo Karl Marx e nada mais é do que a união de forças produtivas e relações sociais de produção.
   As forças produtivas incluem todos os elementos que são reunidos na produção, como por exemplo, a terra, a matéria-prima e o combustível, além da habilidade humana na mão de obra, máquinas, ferramentas e as fábricas.
   Por sua vez, as relações sociais de produção incluem os relacionamentos entre as pessoas e a interação das pessoas com as forças produtivas através das quais são tomadas decisões sobre o que fazer com os seus resultados.

Para saber mais: Click!

Procedimentos

Antecipação: os alunos se dividirão em 8 grupos sendo 6 o limite máximo de integrantes.
Instrução direta: A atividade consiste na apresentação oral do tema utilizando-se de maquetes produzidas pelo grupo.

Temas: Cada grupo deve escolher 1 entre os 8 Modos de produção.

  1. Primitivo (pré-histórico);
  2. Tribal (solidariedade mecânica);
  3. Asiático (impérios antigos);
  4. Escravista (antiguidade/greco-romano);
  5. Escravista (colonização/modernidade);
  6. Feudalismo
  7. Capitalismo
  8. Socialismo (escolher entre viés teórico ou exemplo real: China/URSS/Cuba)
Prática guiada: cada grupo tem por base materiais disponibilizados para cópia e para download no site Click Sociológico, podendo usar também de outras fontes, uma vez que venham de sites confiáveis, como Brasil Escola, Infoescola, Mundo Educação, Toda Matéria, dentre outros.
- Cada grupo deverá elaborar uma maquete que não ultrapasse o tamanho de 1m².
- A maquete deve conter as características do modo de produção escolhido, evidenciando as forças produtivas e as relações sociais de produção.
- A apresentação consistirá na contextualização do tema (modo de produção escolhido pelo grupo) seguida da explicação dos elementos retratados na maquete.
- A apresentação se dará na ordem de temas do tópico anterior ou por sorteio. Cada grupo terá aproximadamente 10 a 15 minutos para apresentar seu tema e exibir seus exemplos.
Verificação do entendimento: cada grupo deve apresentar as características do seu modo de produção, quais eram as forças produtivas e como se davam as relações sociais de produção.

Materiais necessários

- Produção de Maquete com materiais diversos. Exigência: uso de material reciclado, que deve ser especificado em lista.
- O grupo, se quiser, pode usar de cartazes, kraft, texto de apoio a ser entregue para os colegas de sala, dentre outros. Está vedado o uso de recursos audiovisuais.

Avaliação

A atividade tem valor de 24 pontos, sendo divididos entre maquete e apresentação oral, considerando-se que uma é imprescindível à outra.
Critérios que se não cumpridos podem gerar penalidades: pontualidade; qualidade; conteúdo com coerência; organização da equipe; objetividade da apresentação; estética da maquete; seriedade e comprometimento durante a apresentação do próprio tema e dos colegas.
Critérios avaliativos: 1. Uso consciente de materiais; 2. Criatividade; 3. Estética; 4. Coerência entre teoria e prática (maquete); 5. Consistência do conteúdo (apresentação oral); 6. Clareza na oralidade e sequência coerente das informações da apresentação; 7. Capacidade de despertar e manter o interesse do público durante a apresentação; 8. pontualidade e adequação ao uso do tempo.

Download da Ficha de Avaliação - Colocar o tema e preencher, em ordem alfabética, nome, número e função desempenhada por cada integrante ao longo de toda a atividade. As fichas devem ser entregues preenchidas até o dia 20 de março.


Nenhum comentário