para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Dinâmica da Identidade

O começo do ano escolar sempre vem com um desafio: professores conhecerem seus novos alunos e os colegas de sala descobrirem que são todas aquelas pessoas com quem irão conviver os 200 dias letivos que os espera. 
A ideia dessa atividade é criar uma brincadeira em que os estudantes possam interagir, saber um pouco mais sobre seus colegas, aprender os novos nomes e engatar uma reflexão sobre indivíduo, identidade e socialização.
Os materiais são simples: um pedaço de papel para cada aluno, uma caixa ou saco para colocar os papéis, giz e quadro.
No quadro o professor anota algumas questões pessoais, por exemplo: 1) uma pessoa que te inspira; 2) um sonho; 3) um filme favorito; 4) uma comida favorita; 5) quando era criança queria ser... 
Os alunos anotam as respostas no pedaço de papel, sem se identificar. Todos os papéis são colocados na caixa, e um por um os alunos vão retirando, lendo as respostas e se identificando. Se começar pelo João, e ele ler o papel da Luana, ela será a próxima a ler, e assim sucessivamente. 
A ideia é que todos os alunos possam ser apresentados pelos seus colegas. Em turmas que os alunos já se conhecem, é interessante pedir para os alunos que lêem os papéis adivinhem quem é o responsável pelas respostas.

Neste trabalho podemos observar também quais são os alunos mais participativos, quais tem dificuldade com leitura, como eles se organizam em grupos dentro da sala, etc. 

Na sequência é possível, a partir da observação das respostas, problematizar como nossas identidades são construídas enquanto resultado das nossas interações sociais e do processo de socialização, que ocorre dentro dos grupos e instituições sociais que convivemos.

Prof. Modenuti

Nenhum comentário