para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

As contribuições de Émile Durkheim: atividades de sociologia

Seminários de Sociologia 1ºAno

Download Apostila e Resumão de Émile Durkheim

Resumo

Conteúdo: Relação indivíduo-sociedade e as contribuições de Émile Durkheim
Tópico ou unidade de estudo: A sociedade prevalece sobre o indivíduo; Coesão, solidariedade e integração social; Fato social e anomia; A moral como fato social.
Ano/nível: Estudantes do 1º Ano do Ensino médio e profissionalizante
Objetivo: compreender a importância das análises sociológicas de Émile Durkheim e a presença de sua teoria no cotidiano.
Alocação de tempo: organização, pesquisa e produção: 27 de fevereiro a 27 de março. Apresentações: 30 de março a 09 de abril.

Implementação

Contexto de aprendizado

Émile Durkheim (1858-1917), foi um sociólogo francês, e um dos principais pensadores a estabelecer as bases da Sociologia. A produção de Durkheim reflete as tensões que a Europa enfrentava em termos de guerras (conflitos entre França e Alemanha) e até mesmo de seu processo de modernização (século XIX), um período em que os valores e instituições estavam sendo corrompidos.
Este pensador apropriou-se da ideia Iluminista em relação ao desenvolvimento gradual da humanidade, assim como também herdou do Positivismo a concordância com a lei de progresso.
A ordem social da época de Durkheim estava sendo questionada por novas ideias e valores que emergiram no mundo da Bella Epóque. Era preciso criar um novo sistema científico e moral para acompanhar as novidades revolucionárias.
Influenciado, também, pela filosofia racionalista de Kant, pelo Darwinismo, Organicismo (a sociedade como um corpo), e fundamentalmente pelo Funcionalismo, Durkheim enxergava a ciência social como uma personificação da consciência racional das novas sociedades.

Procedimento

Antecipação: os alunos se dividirão em grupos: mínimo 8 grupos, máximo 12 grupos, com aproximadamente 3 a 5 integrantes, sendo 5 o limite máximo de integrantes.

Instrução direta: A atividade consiste na apresentação do tema seguida de uma exemplificação a partir de uma mídia (filme, série, música), em que se possa estabelecer, dentro do tema proposto, relação entre a teoria de Durkheim com o cotidiano.

Temas: Cada grupo deve escolher 1 entre os 12 temas disponíveis:
a importância da coesão e integração social
os tipos de consciência em Durkheim
solidariedade no mundo do trabalho
direito repressivo e restitutivo
patologia dos fatos sociais e a anomia
a moralidade como fato social
a escola e o fato social
o crime como fato social
o suicídio como fato social
instituição social como mecanismo de organização
educação e socialização
religião e vida social

Prática guiada: cada grupo tem por base materiais disponibilizados para cópia e para download no site Click Sociológico, podendo usar também de outras fontes, uma vez que venham de sites confiáveis, como Brasil Escola, Infoescola, Mundo Educação, Toda Matéria, dentre outros.
- Cada grupo deverá elaborar um relatório sobre o seu tema e uma descrição (em texto ou em tópicos) de como será a apresentação.
- A apresentação consistirá na contextualização do tema seguida da exemplificação de elementos da mídia (filme ou série ou música). Para isso o grupo deverá trazer para apresentar em sala: cartaz, ou imagem ou vídeo (máximo 3 minutos) que permita identificar a mídia utilizada como exemplo e sua relação com o tema do grupo.
- A apresentação se dará na ordem de temas do tópico anterior. Cada grupo terá aproximadamente 10 a 15 minutos para apresentar seu tema e exibir seus exemplos.

Verificação do entendimento: cada grupo deve apresentar o que é e como Durkheim definiu, conceituou esse tema dentro de sua teoria sobre a sociedade os fatos sociais. Por exemplo: no tema 1, o grupo deve responder o que é coesão, o que é o integração social e dizer qual a importância deles para Durkheim.
- A seguir o grupo deve trazer um exemplo que tenha a coesão e a integração, e esse exemplo pode vir relacionado com algum trecho de filme ou série, ou com a letra de alguma música. O exemplo a partir de fontes midiáticas serve para que os estudantes possam relacionar teoria-prática, onde no cotidiano podemos ver a presença do pensamento sociológico de Durkheim.

Avaliação

A atividade possui valor de 24 pontos, sendo divididos entre relatório e apresentação oral. Os grupos serão avaliados em: pontualidade; qualidade teórica do relatório; conteúdo pesquisado e apresentado; coerência entre teoria e exemplo; organização da apresentação; comprometimento dos integrantes; postura durante apresentação; e respeito aos outros grupos.

Download da Ficha de Avaliação - Colocar o tema e preencher, em ordem alfabética, nome, número e função desempenhada por cada integrante ao longo de toda a atividade. As fichas de todos os grupos devem ser recolhidas e entregues pelo presidente da turma impreterivelmente no dia 20 de março.

sociologia-emile-durkheim
Click na imagem para fazer download da apostila


Nenhum comentário