para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Roteiro para Plano de Oficina - Unidade Polo e Basílio de Lucca

Salve, Salve jovens do meu Brasil!
Temos aqui a etapa referente à organização da oficina. Este roteiro é para vocês terem uma noção do que é necessário por em prática durante a apresentação de vocês.

Vale lembrar, que toda a oficina precisa ter um início, desenvolvimento e um fim.

Para isso, é preciso ter bem determinado qual o tema, os assuntos e objetivos da equipe ao desenvolver seu trabalho.

Cada tema possui muuuuiiitttooooos assuntos interessantes, mas vocês tem que escolher o que faz mais sentido ser abordado dentro dos 50 minutos de duração e para a faixa etária em que apresentarão.

Depois disso, vocês devem pensar como cada momento da oficina de vocês será desenvolvido, pensando a ordem em que as atividades, recursos ou explicações serão realizados. Isso é fundamental ser pensado de acordo como relógio, afinal, entre entrar e sair da sala de aula vocês terão 50 minutos, portanto, o tempo de cada ação precisa ser bem planejado.

Por fim, pensem em como encerrar. Minha dica é ter uma carta na manga: se na hora do encerramento estiver sobrando tempo, pensem em como alongar até dar a hora de sair da sala. Porém, pensem em um tipo de encerramento que possa ser feito em 30 segundos, caso seja necessário finalizar a oficina rápido! Mas não deixem de passar uma mensagem ao final da apresentação de vocês, e deixar marcado o tema nos alunos.

Seguem mais orientações:

Tema: 
- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula: o conceito fundamental - referência sucinta de base sociológica/científica que sustenta o tema
- Assuntos programados para a oficina organizados em tópicos (pensem como se fossem subtemas, ou subtítulos, que irão se encaixar em cada momento do início ao fim da oficina de vocês)

Objetivos: a serem alcançados pelos alunos e não pelos apresentadores da oficina
Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos
Objetivos específicos: especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).

OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
ao nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
ao nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar; 
ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.

Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema, ou seja, passo a passo de como a oficina será realizada

Conclusão/Encerramento: 
- como será finalizada a oficina
- o que se espera que os alunos tenham aprendido com a oficina (pensem em como irão falar para os alunos o que se espera que eles tenham aprendido)

Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.), dinâmica, encenação, etc...


Em sala entregarei para cada grupo um arquivo com a tabela para ser preenchida e as turmas que cada grupo irá apresentar. Por enquanto, vocês já podem ir se organizando!


Que a Força esteja com vocês!


coringa-homem-aranha-dançando
E coloque um sorriso no seu rosto =)

Nenhum comentário