para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Oficinas: Desenvolvendo a Alteridade (Basílio de Lucca)

Link para inscrição nas oficinas: Click Aqui!

Preconceitos e Bullying: ninguém é melhor que ninguém!
Objetivos: identificar a diversidade humana e cultural presente em nossa sociedade, valorizar e respeitar os produtos culturais e as diferentes identidades. Compreender o bullying, seu funcionamento e os impactos que podem causar.

Estereótipos dos "outros": o negro, o indígena e os estrangeiros na mídia

Objetivos: usar os diferentes recursos midiáticos como filmes, séries, novelas, revistas, propagandas, jornais, e etc, para problematizar como o "outro" é representado. Compreender a diversidade, as identidades e como os estereótipos e preconceitos estão enraizados em nossa sociedade

Não é só porrada: as formas variadas da violência

Objetivos: conhecer as diferentes formas que a violência se expressa em nossa sociedade: física, psicológica, econômica, verbal, negligência, abandono, dentre outras. Dessa forma, combater preconceitos e estimular a reflexão sobre a importância de denunciar e enfrentar todas elas.

Influências fisiológicas e sociais no esporte

Objetivos: usar o esporte para identificar como os diferentes componentes biológicos e genéticos influenciam nas variadas modalidades esportivas. Refletir sobre a importância social do esporte e como ele pode ser usado para demarcar e superar desigualdades.

Corpo biológico e corpo político: usos e expressões

Objetivos: identificar o corpo como espaço político, cultural e econômico, usado dentro da história da humanidade para manifestar ideias, valores, diferenças, e etc; Compreender o corpo em seu desenvolvimento fisiológico e social.

Transformações do corpo: sexualidade e identidades

Objetivos: compreender as transformações do corpo ao longo do desenvolvimento, assim como entender os principais tabus em torno da sexualidade e das percepções de gênero. Reflexões sobre saúde e diversidade.

A Arte como expressão: questões étnico-raciais, gênero e sexualidade

Objetivos: usar as diferentes expressões artísticas (visuais, arquitetônicas, musicais, literárias, etc) para refletir sobre questões étnico-raciais, sexualidade e gênero.

O mundo em números: questões étnico-raciais, gênero e sexualidade

Objetivos: usar das diferentes expressões numéricas para compreender as populações em sua diversidade, problemas sociais, culturais, políticos e ambientais. Aprender a usar gráficos e estatísticas para desvendar os desafios que os jovens da atualidade estão enfrentando: desmatamento, desemprego, desigualdade, violência, guerras, etc

Desenvolvimento e impactos ambientais: influência nas comunidades indígenas

Objetivo: a partir da compreensão da organização das diferentes comunidades indígenas, seus modos de vida e valores, refletir sobre os usos da natureza e os impactos socioambientais que essas comunidades vem sofrendo em prol do "desenvolvimento". 

Desenvolvimento e impactos ambientais: influência nas comunidades quilombolas

Objetivo: compreender historicamente as comunidades quilombolas, sua relação com a escravidão e o racismo; compreensão dessas comunidades, seus modos de vida e valores; refletir sobre os usos da natureza e os impactos socioambientais que essas comunidades vem sofrendo em prol do "desenvolvimento". 


Click para se inscrever

Nenhum comentário