para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Cruzadinha: Política


PALAVRAS-CRUZADAS
Política e Sociedade – Prof. Jeniffer Modenuti

Como base nos podcasts estudados e apresentados em sala, complete o desafio:

palavra-cruzada-atividade-sociologia-politica


Dicas:


1. Órgão administrativo formado pelo presidente, seus ministros e secretários, sendo responsável por governar o povo, administrar seus interesses, obedecendo a Constituição.            
2. Exemplo de totalitarismo de Direita.
3. Exemplo de totalitarismo de Esquerda.                       
4. É um conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais e políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época ou sociedade.     
5. É o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação). Também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.                  6. Órgão governamental responsável pela elaboração das leis, pela composição da legislação.                       
7. Sistema político baseado em uma ideologia que coloca o líder de uma nação como controlador absoluto dos direitos dos cidadãos, em suposto benefício geral do país, que exerce total controle sobre os meios de comunicação, possuindo forte atuação na propaganda e, em geral, elimina as escolas particulares, forçando as escolas públicas a ensinar de acordo com as linhas do partido.      
8. É uma palavra que descreve uma forma de governo em que o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado, e tem como características subordinação às leis fundamentais e à constituição.
9. É o conceito que caracteriza o modo como um governante governa, usando estratégias e recursos que têm como objetivo angariar o apoio e confiança popular, principalmente das classes mais desfavorecidas, em que o líder político conquista a confiança das massas (classes média e baixa), baseando-se num discurso simples, carismático, direto e pessoal, dispensando intermediações por parte de partidos políticos. Baseado na ideia de que este é capaz de resolver todos os problemas do país, deslegitimando o restante das instituições democráticas e partidos políticos, tomando, para isso, medidas autoritárias.
10. Tipo de organização política em que não há distinção entre bens públicos e privados, entre o que pertence à inciativa privada (particular) e o que é propriedade do Estado.               
11. Regime governamental no qual todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido, em que não se admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão. É um regime antidemocrático no qual não existe a participação da população.                 
12. A ____________ nacional é destinada a todas as nações independentes, ou seja, que têm total poder e domínio dentro de seus limites territoriais, sendo livres da influência ou comando exercido por Estados terceiros.
13. É um regime autoritário criado na Itália, que deriva da palavra italiana fascio, que remetia para uma "aliança" ou "federação". Trata-se de um movimento político autoritário, militarista, nacionalista e ditatorial, que atua contra as liberdades individuais.    
14. É uma manifestação popular expressa através de voto, que ocorre quando há algum assunto de interesse político ou social. Ocorre antes do Ato Legislativo.                        
15. Consiste em uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que exprimem a crença na existência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente.             
16. Foi um sistema que ficou conhecido durante a República Velha, onde os ricos fazendeiros eram os principais responsáveis por comandar o cenário político do país.               
17. Sistema político ou de governo em que a nação é composta por vários estados que, embora possuam relativa autonomia, compõem a federação.  
18. Ação ou fato de um político ou partido político procurar ampliar seu eleitorado utilizando processos mais ou menos demagógicos e favoritistas.                      
19. Segundo o dicionário pode ser conceituado como: O que há de melhor numa sociedade; o escol, a flor, a nata, os eleitos. Na Sociologia: Minoria mais culta ou mais forte, dominante no grupo.  
20. Regime político em que a soberania é exercida pelo povo, em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.
21. Significa o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião ou não é influenciado por ela. Na política existe a ideia de neutralidade sobre questões religiosas. Deve haver liberdade para os cidadãos manifestarem a sua fé religiosa, qualquer que ela seja, sem haver controle ou imposição de uma religião específica.
22. Procedimento de consulta efetuado por um governo que, tendo em conta a aprovação ou não de seu eleitorado, propõe à votação novas propostas para serem incorporadas, mediante o resultado, por um órgão legislativo.     
23. Órgão governamental responsável pela aplicação das leis regulamentadas pela Constituição.       


Nenhum comentário