para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

O circo das borboletas - Um show contra a intolerância

Por Jeniffer Modenuti

Nick Vujicic
Em meio às consequências da depressão americana e quando os circos de horror faziam sucesso, surge Sr. Mendez (Eduardo Verástegui) com o seu Circo das Borboletas, levando o magnífico e o belo onde a tristeza e a miséria imperavam. Em um passeio com sua trupe, Sr. Mendez resolve apreciar um festival que tinha como atração pessoas raras: um homem tatuado, uma mulher obesa, irmãs siamesas, a mulher barbada, e Will (Nick Vujicic), um homem com a síndrome de tetra-amelia, que o fez nascer sem pernas nem braços.

Naquela época, anomalias genéticas não eram vistas como são hoje, tornando pessoas nessas condições espécimes apresentados em feiras de variedades. Mas Will, atração principal da exposição, não era feliz. Ele acabe por seguir Sr. Mendez e sua trupe, na esperança de encontrar ali um lugar. Porém o chefe do circo o alerta: a sua anormalidade não poderia ser o centro de seu show, Will deveria procurar arte para além da dificuldade.

O intérprete de Will, Nick Vujicic, é conhecido mundialmente por suas palestras motivacionais, livros, evangelizações e vídeos de superação que estão disponíveis na internet. No último ano, ele esteve presente em programas da Rede Globo, como o Encontro com Fátima Bernardes, tornando sua história de ainda mais conhecida entre os brasileiros. Com seu carisma ele emociona as pessoas por onde passa, e ensina, como no filme, que quanto maior é a luta, mais gloriosa é a vitória.


Este curta-metragem conta com o roteiro e direção de Joshua Weigel, mais conhecido por seu trabalho em comerciais. A história de Weigel ganhou 35 prêmios em festivais de filmes e curtas nos Estados Unidos, inclusive de melhor diretor e ator, para Nick Vejicic. A fotografia de Brian Baugh e a trilha sonora de Timothy Williams são responsáveis por dar tom às emoções, permitindo ao espectador sentir as sensações que o roteiro quer nos passar: a aspereza da Grande Depressão, o horror do Freak Show, a alegria de quem teve uma segunda chance, a superação do que parecia ser impossível. Belo, sensível, motivador, este curta é uma história que desperta emoções.


Ficha Técnica
Título original: The Butterfly Circus
Diretor: Joshua Weigel
Elenco: Nick Vejicic, Eduardo Verástegui, Doug Jones, Matt Allman, Lexi Pearl, Bob Yerkes.
Gênero: Curta metragem, Drama, Motivacional
Duração: 2 minutos
Ano: 2009
Data da Estreia: 31/08/2009
Cor: Colorido
Classificação: Livre
País: EUA

Nenhum comentário