para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

A quem serve o espetáculo da invisibilidade social?

Jeniffer Modenuti


Em uma experiência social, um estudante se veste de faxineiro e anda pelos corredores de sua instituição de ensino. Ninguém o reconhece. A experiência abre o debate sobre a invisibilidade social.

Charges e memes percorrem a internet comparando situações de pobreza, de discriminação, de exclusão social entre outras conjunturas de segregação. Elas são recorrentes em nosso cotidiano, e envolvem questões raciais, de gênero, de posição socioeconômica, de estratos sociais e regionalismos.

A sociologia toma a invisibilidade social com um de seus muitos temas de pesquisa, observando as multiplicidades dos processos de segregação social que levam a uma sociabilidade que exclui e ignora. Os fatores históricos, políticos, econômicos, culturais e sociais que permeiam as desigualdades sociais, explicam a experiência do estudante vestido de faxineiro.

Além de ser essencial o debate sobre a invisibilidade social, esse assunto também acaba por expor a sociedade do espetáculo, que faz da pobreza e da invisibilidade de muitos, um show para ser apreciado por uma massa inerte. Esses espectadores, desprovidos, muitas vezes, de informações precisas, mas munidos de preconceitos, intensifica ainda mais o problema. Podemos ver isso em discursos de ódio que se proliferam com maior velocidade, hoje, pela internet.

É necessário desenvolver a consciência de que há um construto social que aloca os indivíduos a posições e status sociais. Para todos cumprirem o seu papel em sociedade, cada um deve corresponder com as expectativas de sua posição: um aprende a se resignar, o outro aprende a não enxergar, e a maioria aprende a julgar.

Ao mesmo tempo que o jovem estudante, em seu experimento, mostrou uma ferida aberta da nossa sociedade, também expôs a espetacularização com a qual esse assunto é tratado.


Dessa forma é necessário analisar o objetivo em se discutir invisibilidade social em seus múltiplos impactos. Quem são os invisíveis? A quem serve essa invisibilidade? Qual a necessidade de sua manutenção? Onde você se encontra nesse show? 



Nenhum comentário