para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Sobre o Contexto Histórico de Surgimento da Sociologia

Ianni (1926 - 2004)
Por Jeniffer Modenuti

O sociólogo brasileiro Octavio Ianni afirmava que a Sociologia era um produto inevitável da Modernidade. Precisamos pensar o que isso significa.

Primeiro ponto:
A cada dia novos problemas, acontecimentos e descobertas desafiam a humanidade a resolvê-los, estuda-los, compreendê-los. É assim que surgem as ciências - do mais simples teorema até a mais avançada tecnologia, as ciências se fazem na busca pela solução dos problemas, pela compreensão dos acontecimentos, pela técnica em lidar com as descobertas.
A ciência quer responder às questões que se colocam à humanidade.

Segundo ponto:
A Modernidade, período compreendido entre os séculos XV e XVIII, foi uma época marcada por grandes transformações, que geraram uma imensa gama de novidades, mas também de problemas ao homem moderno. 

Agora vamos usar a imaginação:

Imagine que até a Idade Média o homem andava a pé. Agora, na Modernidade, ele anda com a velocidade de um trem capaz de atingir 30Km/h. Esse é um exemplo bobo, mas serve pra você pensar que aquele homem medieval foi rapidamente deixado para trás.
Surgem então novas visões de mundo, novas tecnologias, novas técnicas sanitárias, novos instrumentos, até mesmo novas ciências marcam esse período. Porém também aparecem ou se intensificam diversos problemas sociais: a miséria, a fome, a pobreza, o crescimento urbano desordenado, a falta de atendimento para a população pobre. A mendigagem e a prostituição de todas idades e gêneros, como alternativa ao desemprego e a fome. E para os que tinham sorte de ter um emprego, deveria se submeter às piores condições de exploração e violência em seu local de trabalho.
E o Estado? Como ele ficava nessa história? Ele ficava do lado dos poderosos, da nobreza e burguesia que crescia exponencialmente. 
Os Retirantes, Cândido Portinari - 1944

Portanto:

Se a ciência tem por intuito resolver problemas e compreender os acontecimentos, seria então inevitável que nessa sociedade cheia de turbulências uma nova ciência se fizesse surgir.

Essa ciência recebe o nome de Sociologia, e de lá para cá ela já se desenvolveu bastante. 

Hoje o homem já conseguiu passar do milhares de quilômetros por hora, e com toda essa velocidade, problemas surgem à mesma proporção.

A Sociologia acompanha esse ritmo. Os sociólogos criaram novas técnicas de pesquisa, aprofundaram as questões, ampliaram os temas sobre o qual estudar. A Sociologia também contribuiu imensamente para as conquistas sociais, para os direitos, para a educação, para a luta por um Estado que atendesse aos interesses da sociedade como um todo. E a Sociologia ainda tem muito que possa acrescentar a nossa sociedade, enquanto nela ainda houveram tantos problemas a serem resolvidos.

A Sociologia também é essencial à educação, pois ela é capaz de ajudar a construir o senso crítico, desenvolver a cidadania, ampliar a democracia, desconstruir preconceitos e esclarecer equívocos naturais ao senso comum. 

Podemos concordar com Ianni em seu pensamento sobre a Sociologia ser um produto inevitável da Modernidade, mas também devemos observar que ela permanece um instrumento indispensável ao Mundo Contemporâneo.

Nestes outros Clicks aqui e aqui podemos conhecer um pouco sobre o panorama da sociedade no período de surgimento da Sociologia.

Nenhum comentário