para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Émile Durkheim

Por: Jeniffer Modenuti e Marcela Mari F. Arai

Émile Durkheim (1858-1917), foi um sociólogo francês, e um dos principais pensadores a estabelecer as bases da Sociologia. A produção de Durkheim reflete as tensões que a Europa enfrentava em termos de guerras (conflitos entre França e Alemanha) e até mesmo de seu processo de modernização (século XIX), um período em que os valores e instituições estavam sendo corrompidos.

Este pensador apropriou-se da ideia Iluminista em relação ao desenvolvimento gradual da humanidade, assim como também herdou do Positivismo a concordância com a lei de progresso.

A ordem social da época de Durkheim estava sendo questionada por novas ideias e valores que emergiam no mundo da Bella Epóque. Era preciso criar um novo sistema científico e moral para acompanhar as novidades revolucionárias.


Influenciado, também, pela filosofia racionalista de Kant, pelo Darwinismo, Organicismo (a sociedade como um corpo), e fundamentalmente pelo Funcionalismo, Durkheim enxergava a ciência social como uma personificação da consciência racional das novas sociedades.

Obras de Émile Durkheim

Da Divisão do Trabalho Social, 1893

As Regras do Método Sociológico, 1895
O Suicídio, 1897
As Formas Elementares da Vida Religiosa, 1912
A Educação e a Sociologia, 1922 (obra póstuma)
Sociologia e Filosofia, 1924 (obra póstuma)
A Educação Moral, 1925 (obra póstuma)

QUINTANEIRO, et al. Um toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG. 2002.

Nenhum comentário