para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Émile Durkheim: A Especificidade do Objeto Sociológico

Por Jeniffer Modenuti e Marcela Mari F. Arai

A sociologia é uma ciência que estuda a sociedade, e para isso, concentra sua análise sobre as instituições, procurando saber sobre comportamentos, crenças, hábitos padronizados pela própria sociedade.

A sociedade é um corpo – uma unidade - de organizados compostos por ideias e consciências que representam as formas de ser, pensar e agir da coletividade.

Por formar um organismo, é necessário que todos os membros - as partes - desta coletividade operem juntos, privilegiando o geral e não as individualidades.

As formas de ser, pensar e agir da coletividade são denominadas fatos sociais, e estes, são considerados por Durkheim, o objeto da sociologia. Sendo formados pelas representações coletivas, expressam a forma como a sociedade vê a si mesma e o mundo que a rodeia. Suas características são exteriores ao indivíduo, agindo independente dele, sendo representados na generalidade, o qual exerce coerção sobre a ação individual.

As normas e os valores da sociedade serão internalizados pelo processo educativo, por meio de uma socialização metódica, na qual os indivíduos serão sutilmente coagidos a se submeterem às regras de convívio previamente estabelecidas.

A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, que faz com que ela se mantenha coesa. Ela é formada de regras e normas socialmente definidas e aceitas, nas quais se perpetuam pela tradição, e também, pela coerção. Sua transgressão acarretará em sanções.


Os grupos são reflexos de estado de consciência coletiva, assim sendo, é através da sua análise que se busca a explicação para os fatos sociais. O grupo possui a capacidade tanto de confirmar um fato social, quanto a de implantar um novo fato.

QUINTANEIRO, et al. Um toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG. 2002.

2 comentários:

  1. eu queria usar esse texto como referencia num trabalho como eu ponho na bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Neste caso é uma citação simples de fontes online.
      Você pode usar: MODENUTI, J. ARAI, M.M.F. Émile Durkheim: A Especificidade do Objeto Sociológico. Disponível em: < http://clicksociologico.blogspot.com.br/2017/03/emile-durkheim-especificidade-do-objeto.html >. Acesso em: 24 mai 2017.
      Para mais questões, pode enviar um email para prof.modenuti@gmail.com

      Excluir