para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

O que é Religião?



A religião junta uma série de crenças, valores e ritos. Existem diversas religiões no mundo e, por isso, o conceito de tolerância religiosa é tão importante para nossa sociedade.
Podemos definir a religião como um conjunto de diferentes manifestações de fé e visões de mundo. Essas práticas envolvem a espiritualidade e os principais valores morais da humanidade.
As religiões sempre contam com livros sagrados, rituais, narrativas, tradições e símbolos. De uma maneira geral, as religiões trazem sentido à vida e tentam explicar a existência humana na Terra, trazendo sempre uma visão de moral e ética.
Cada religião tem uma estrutura específica, com congregações, celebrações, orações e templos. As escrituras sagradas determinam as práticas religiosas formais, mas também existem as religiões que surgem das crenças populares e dos conhecimentos ancestrais, como no caso dos índios, por exemplo, com suas festividades, rituais, contemplações à natureza e divindades.
A religião também tem uma conexão muito forte com as diferentes culturas do mundo. O termo religião vem do latim "Re-Ligare", que significa conexão com o aspecto divino ou místico. Dentro do universo das religiões existem seitas, doutrinas e formas de pensamento baseados na fé, na devoção ao sagrado e em princípios morais.

“O resultado mais sublime da educação é a tolerância”. Helen Keller

Para Baixar: CLICK

Nenhum comentário