para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Cultura e Sociedade - Atividade Extraclasse

Por Jeniffer Modenuti 

Pesquisa de campo. A pesquisa de campo decorre mediante a observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.

Objetivos:
Compreender os diversos aspectos culturais da sociedade
Conseguir informações e/ou conhecimentos acerca da cultura em nosso cotidiano
Descobrir novos fenômenos culturais e suas relações.

Campo da Pesquisa: Ruas, Praças, Centros, Bairros, Campus Universitários, etc.

Objeto da pesquisa (o que pesquisar): as manifestações culturais que forem possíveis identificar no espaço observado.
Manifestações Culturais: são todas e quaisquer formas de expressão humana. À medida que o homem altera o seu meio ele produz as linguagens, os símbolos, as crenças, os rituais, conhecimento, a arte, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões.

Metodologia:
Observação: Utiliza especialmente os sentidos do observador, através “do ver” e “do ouvir”. Após cada observação, deve-se elaborar o registro do que foi apurado pelo grupo.
Registro: registro fotográfico e relato/anotações descritivas dos fenômenos observados.

Análise e Interpretação: O grupo deve reunir as informações formando um catálogo dos dados recolhidos – imagens e descrições, procurando observar quais são os contextos, grupos sociais, instituições e relações que se envolvem com tais fenômenos.

Exemplo de manifestação: Pichações dos banheiros públicos como expressão artística e crítica aos padrões culturais de beleza.

Nenhum comentário