para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Análise de Filme: A Onda (2008)

Filme: “A Onda” (2008) dirigido por Dennis Gansel

Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.




Questão 1: O filme se passa na Alemanha nos tempos atuais. Professor Rainer elabora um curso optativo sobre a
AUTOCRACIA para os seus alunos. Logo no primeiro encontro ele  promove a pergunta: “É possível a Alemanha sofrer com uma ditadura?” A resposta dos alunos causa surpresa ao professor. Qual era a resposta dos alunos sobre a pergunta do professor? Qual seria a sua resposta? Justifique.

Questão 2: O professor Rainer começa o seu curso promovendo uma série de modificações na sala de aula. Cite duas transformações.

Questão 3: Em uma das cenas do filme, o professor estabelece a necessidade de se utilizar um uniforme durante a
semana do curso. Explique qual o argumento do professor em relação ao uniforme.

Questão 4: Em nosso país, o uniforme é obrigatório nas escolas públicas. Você concorda com a obrigatoriedade do uso do uniforme? Justifique.

Questão 5: Uma das questões levantadas pelo professor para introduzir a discussão sobre a temática do curso foi  “ qual é o primeiro requisito para que uma ditadura possa se desenvolver”. Como você responderia a esta questão?

Questão 6: Imagine que você tem que resumir as características do grupo “A onda” em três palavras. Quais seriam?

Questão 7: Cite um trecho do filme que demonstra que “A Onda” estava ultrapassando os limites da sala de aula.

Questão 8: Relacione duas características do fascismo com as cenas do filme.

Questão 9: Veja abaixo o discurso de Charlie Chaplin no filme “O Grande Ditador”
  

Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, negros, brancos.
Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.
Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!
É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

a)     O discurso de Charlie Chaplin é um elogio ou uma crítica ao fascismo/nazismo? Cite um trecho que justifica a sua resposta.

b)    De acordo com o discurso de Chaplin, qual seria a característica do ser humano para evitar que as pessoas sejam escravizadas?

Questão 10: Quais aproximações podem ser feitas entre as teorias de Michel Foucault sobre poder, disciplina, discurso e verdade e os desdobramentos do filme A Onda?



Nenhum comentário