para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Revolução Russa (1917)



O CZAR, o representante do absolutismo russo
CENÁRIO

No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo. Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II que governava a Rússia de forma absolutista. Operários urbanos viviam em condições precárias.

LUTA

Formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
Embates Mencheviques e Bolcheviques.

LÍDERES

Estudiosos do Marxismo: Lênin e Troytski.
MENCHEVIQUES (minoria) – Revolução liberal burguesa aos moldes da Revolução Francesa. Líder: Martov.
BOLCHEVIQUES (maioria): Revolução socialista liderada por partido 100% revolucionário e absolutamente disciplinado. Líder: LÊNIN.



COMO ACABOU

Lênin toma o poder. Começava a ditadura comunista, com todos os seus desdobramentos: a paz com a Alemanha, a Guerra Civil entre Mencheviques e Bolcheviques (1918-21), a socialização (freada temporariamente pela NEP — Nova Política Econômica) propriedade privada foi extinta e procurou-se alterar a estrutura estatal e de serviços, a luta pelo poder entre Trotsky e Stalin e, enfim, a ditadura stalinista (1928-53), uma das mais sangrentas de todo o século XX.



Nenhum comentário