para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Atividade Analítica sobre a Indústria Cultural

1. Observe a tirinha a seguir.

 


a) Defina Indústria Cultural, de acordo com Adorno e Horkheimer.
b) Aponte dois elementos na tirinha que remetem à atuação dos meios de comunicação de massa.
 

 2. O entretenimento e os elementos da indústria cultural já existiam muito tempo antes dela. Agora, são tirados do alto e nivelados à altura dos tempos atuais. A indústria cultural pode se ufanar de ter levado a cabo com energia e de ter erigido em princípio a transferência muitas vezes desajeitada da arte para a esfera do consumo, de ter despido a diversão de suas ingenuidades inoportunas e de ter aperfeiçoado o feitio das mercadorias.

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985, p. 111.

Com base no texto acima e de seus conhecimentos sobre o tema, explique a importância da indústria cultural para o capitalismo contemporâneo.
 


3.  Leia o trecho a seguir retirado do livro Aprendendo a pensar com a sociologia, de Zygmunt Bauman e TIM May (2010, p. 247). Em seguida, faça um comentário enfatizando a publicidade como fonte capaz de determinar “um estilo específico de vida”.

“Compare a vestimenta, a linguagem, os passatempos e até a forma física das pessoas nos anúncios produzidos para nos incentivar a beber determinado tipo de cerveja com as características equivalentes dos comerciais de um perfume requintado, um carro luxuoso ou mesmo um alimento de cão ou gato. O que está sendo vendido não é apenas o valor de um produto, mas sua importância simbólica, como um bloco da construção de um estilo específico de vida”.
 


4. Indústria cultural é um termo que designa um modo de fazer cultura baseado na lógica da produção industrial.

Fragmentos da letra da música “Indústria Cultural”, de Chaves, expressam desencanto com as consequências dessa industrialização e critica a cultura do entretenimento.

Indústria Cultural
(Chaves)

“Movimentos hippies tentando mostrar
Que somos diferentes e podemos pensar
Mas a sociedade os fagocita
Transformando-os em roupas vendidas!

Até a nossa cultura é mercadoria
Desestimulando a arte e poesia
Ideias impostas em nossas mentes
Provocando desejos inconscientes
Nós estamos seguindo um rebanho
Que representa o controle humano (...)”

A partir dos versos e das estrofes dessa música, analise a atuação da indústria cultural na sociedade.
 


5.  Veja a Charge


A tirinha acima cria uma situação de humor em relação à capacidade do capitalismo de produzir gostos. Explique, de forma sociológica, como esses gostos pelas marcas e pelo consumo são produzidos na sociedade atual.
 


6.  Helder Lima, comentando o filósofo francês Guy Debord, afirma que a sociedade contemporânea é a sociedade do espetáculo, na qual as imagens têm um caráter autoritário e seu controle é essencial para manter os indivíduos voltados para o consumo. LIMA, Helder. “Crises narrativas da sociedade”. In: Metrô News, n.6889, ano 38. 12/08/2013. São Paulo: OESP, 2013.

A peça publicitária ao lado ratifica a utilização dos meios de comunicação como aparelho ideológico voltado para o marketing empresarial.

Com base nessa afirmação e na peça publicitária, explique como os meios de comunicação atuam como aparelho ideológico da sociedade capitalista.



 7.  Leia.



Mas hoje o que toca na novela não tem graça
E vai pro rádio pra tocar mais uma vez.
Então eu corro pra internet,
Sou garoto antenado

E baixo o novo embalo quente

Que é de sessenta e seis.



66 – O Terno (Adaptado)

A partir do trecho da música 66, da banda O Terno, responda:

a) Por que há certas músicas que mesmo “não tendo graça” conseguem sucesso tanto na televisão quanto no rádio? Explique de forma sociológica.
b) A internet modificou a relação entre mídia e produção cultural? Justifique sua resposta.
 


8.   "Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (outdoors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de reestruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." (SODRÉ, Muniz, O monopólio da fala, função e linguagem da televisão no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1977, p. 134)

Identifique e explique a visão que o autor tem a respeito da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa hoje, no Brasil.
 


9. Desde o início da modernidade, a imprensa tem desempenhado um papel importante na promoção do debate no espaço público. Nas últimas décadas, as referências à imprensa a apresentam como o quarto poder. Qual o papel da imprensa na formação da opinião dos cidadãos sobre as instituições democráticas do Brasil?
 


10. (Interbits 2012)  No dia 20 de maio de 2012, o programa televisivo Fantástico apresentou, no quadro “O Que Vi da Vida”, uma entrevista com a apresentadora Xuxa. Nessa entrevista, ela afirmou que fora abusada sexualmente até a sua adolescência. Nos dias seguintes, o número de denúncias ao Disque 100 – serviço que recebe denúncias de casos de violação dos direitos humanos – aumentou em 30%. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/05/apos-revelacao-de-xuxa-disque-100-recebe-285-mil-ligacoes.html>. Acesso em: 30/06/2012.

Levando em consideração o fato acima descrito, comente sobre a possibilidade dos meios de comunicação servirem para o exercício de direitos e proteção contra a violência. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá!
      Há uma gama de respostas que podem ser dadas a essa questão. O que garante se está certa ou errada é a capacidade argumentativa do estudante, além da habilidade de relacionar os trechos com o tema da indústria cultural. Além disso, este é o o meio que meus alunos tem acesso a essa atividade, portanto não posso postar a resposta aqui. Se quiser conversar comigo sobre sua resposta, envie um email para prof.modenuti@gmail.com. Ficarei feliz em auxiliá-lo.

      Excluir