para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Trabalho e Sociedade

Por: Jeniffer Modenuti

Assim como os diversos outros aspectos da sociedade, o trabalho e a vida econômica estão em constantes transformações. E os sociólogos querem saber de que modo as mudanças no mundo do trabalho afetam as instituições presentes na sociedade.

Para Anthony Giddens "o trabalho é a realização de tarefas que envolvem esforço físico e mental, com o fim de produzir bens e serviços para a satisfação das necessidades humanas" e "é a base do sistema econômico em todas as culturas".


O trabalho é a base da sociedade! É criação humana, meio pelo qual o homem transforma a natureza, produzindo sua realidade material e social. 

Se pensarmos o nosso próprio cotidiano, em nossa própria sociedade, ainda que a partir de diferentes aspectos, de um jeito ou de outro chegamos à questão do trabalho.

Karl Marx foi um dos principais estudiosos do trabalho, ele, em sua análise meterialista-histórica buscou observar cada sociedade a partir dos modos como o homem trabalhava e se organizava para trabalhar. Os principais aspectos de seu estudo você encontra  AQUI e AQUI.

Nenhum comentário