para amantes da sociologia
blog de ciências humanas

Senso Comum e Conhecimento Científico

Por Jeniffer Modenuti


O senso comum guia os indivíduos no seu dia a dia. Ele não é exato, não possui explicações nem comprovações... O senso comum é um conhecimento que passa de geração em geração e resolve ou “tampa com a peneira” os problemas cotidianos dos homens.

Observando nossa própria casa podemos ver vários traços do senso comum: 

Bombril na antena da TV para ajudar o aparelho a funcionar melhor; Leite com manga dá dor de barriga; passar por baixo de escada dá azar; se deixar o chinelo virado a mãe irá morrer... etc.

Qualquer técnico que vá consertar uma televisão sabe que o Bombril na antena pode até amenizar o problema, mas não iria resolvê-lo.

Hoje sabemos que manga com leite não faz mal – a menos que você exagere!

Passar por baixo de escada pode não dar azar, mas não podemos negar que há certa probabilidade dela cair em cima de você.


E mesmo que o chinelo fique uma vida toda virada para baixo, acredite, ele não terá relação com a morte de sua mãe!

Embora todas essas crenças, costumes, supertições, dicas para o cotidiano podem sim ter sua validade prática, no entanto não podemos considerá-las como verdade, não ao menos como uma verdade científica.

Uma verdade científica é produto de estudos e análises realizados pelos mais diversos cientistas e pesquisadores. Estes pesquisadores se baseiam em métodos, sistematizações, observações, experiências, relatórios... Enfim, uma infinidade de técnicas que procuram investigar a fundo o que no cotidiano seria apenas mais um fato e acontecimento e torná-lo um problema, um objeto que deva ser estudado para ser compreendido em todas as suas especificidades!

Por isso o conhecimento científico utiliza-se da razão, da matemática, das leis gerais do objeto (ex.: as 3 Leis de Newton), da análise de dados e das estatísticas. É um conhecimento respaldado em informações que possam ser averiguadas e comprovadas e que possuem uma probabilidade de seguirem as mesmas leis.

Exemplo: 

Senso comum: tudo que sobe, desce!
Conhecimento científico: A Lei da Gravidade formulada por Isaac Newton utiliza-se de cálculos para explicar a regra de atração existente entre os corpos, comprovando que tudo o que for lançado para cima ou que estiver no alto tenderá a ir de encontro ao chão porque existe uma lei que diz que  “Duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”.




Por Jeniffer Modenuti

2 comentários:

  1. Bom dia ! conheça meu blog! Creio que vc vá identificar muitos pontos em comum entre nossos trabalhos...
    http://www.ogatoquecomeorato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada! Irei conferir seu blog! Sou a favor de tudo que venha a disseminar o conhecimento e auxiliar na formação dos indivíduos. Quanto mais trabalhos como os nossos, melhor para a sociedade...

      Excluir